abril 20, 2018

Circuito Cineclubista FINCAR-FEPEC

O FINCAR – Festival Internacional de Cinema de Realizadoras está em sua segunda edição e no intuito  de descentralizar a exibição de filmes firmou parceria com a Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC. A equipe do festival entende os cineclubes enquanto espaços de resistência artística e política e a parceria também é uma forma de valorizar a existências dos mesmos.

O festival teve a exibição de seus filmes selecionados no Cinema São Luiz, Cinema da Fundação (Derby) e Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro entre os dias 14 e 19 de agosto de 2018. Ao todo o FINCAR recebeu cerca de 1400 inscrições, selecionando mais de 70 filmes de diversas nacionalidades. Confira abaixo os filmes que compõem o circuito cineclubista FINCAR-FEPEC (todos incluídos  pelas próprias realizadoras no ato de inscrição).

O formulário de inscrição para cineclubes interessados ficará aberto até dia 30 de setembro de 2018. O período para exibição serão os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do mesmo ano. Os cineclubes inscritos assinarão um termo de compromisso de cumprimento do prazo para exibição e envio dos relatórios. Os relatos das sessões deverão ser preenchidos via formulário do google (último item deste formulário) e as fotos enviadas via e-mail para fincar.comunicacao@gmail.com . Após inscrição no formulário, os cineclubes poderão ter acesso aos filmes via dropbox para download.

Não é obrigatória a filiação à FEPEC para participar deste circuito cineclubista.

Formulário de inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScWLzgRC_Zw8-BMJ9bbHs7geBMo9MJ4NpuhUZGlsRsCbUb-0A/viewform

Formulários de relatoria para cineclubes filiados ou não à FEPEC:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoqfDrtbhqHltUUl6oCQbDrUjW8qXRC3_twSGm8IAY5bAg/viewform

 

Longas e médias-metragens:

DIÁRIOS DE CLASSE

Documentário | Colorido | 72′ | 2017 | Brasil

Direção: Maria Carolina da Silva e Igor Souza | Fotografia: Gabriel Teixeira | Câmera: Maria Carolina, Igor Souza, Gabriel Teixeira, João Tatu | Produção e Assist. de Direção: Erika Saldanha | Som Direto: Ana Luiza Penna e Juan Penna | Montagem: Iris de Oliveira | Com: Maria José Santos, Tifany Moura e Vania Lucia da Costa

Sinopse: Diários de Classe acompanha o cotidiano de três mulheres – uma jovem trans, uma mãe encarcerada e uma empregada doméstica –, estudantes de centros de alfabetização para adultos em Salvador. Embora trilhem caminhos distintos, suas trajetórias coincidem nos preconceitos e injustiças sofridos cotidianamente. O documentário em estilo direto aposta no recorte espacial da sala de aula a fim de se aprofundar no dia a dia dessas personagens, revelando suas tentativas diárias de contornar o apagamento sistemático de suas existências.

 

MULHERES RURAIS EM MOVIMENTO

Documentário | Colorido | 46′ | 2016 |Brasil

Direção, Roteiro e Produção: Prévost Héloïse e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE) | Produção: Prévost Héloïse  e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE) | Elenco: Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE)

Sinopse: “Mulheres rurais em movimento” é um documentário participativo co-produzido com os militantes do MMTR-NE, o Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste do Brasil. Este projeto coletivo – baseado em quatro retratos de ativistas, diferentes entrevistas e momentos de trabalho e mobilização coletiva, como a Marcha das Margaridas – mostra o cotidiano dessas mulheres na luta contra o patriarcado, a homofobia, a agricultura intensiva e poluidora. O feminismo e a agroecologia se combinam em suas vidas diárias e no cenário político.

 

O CASO DO HOMEM ERRADO

Documentário | Colorido, P&B | 77′ | 2017 | Brasil

Direção: Camila de Moraes | Produção Executiva: Camila de Moraes e Mariani Ferreira | Roteiro: Camila de Moraes, Mariani Ferreira e Maurício Borges de Medeiros | Direção de Fotografia: Maurício Borges de Medeiros | Desenho de Som: Guilherme Cássio dos Santos | Montagem: Maurício Borges de Medeiros | Trilha Musical: Rick Carvalho | Elenco: Juçara Pinto, Paulo Ricardo de Moraes, Ronaldo Bernardi, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, João Carlos Rodrigues, Jair Kirschke, Edilson Nabarro, Renato Dornelles, Paulo Antônio Costa Corrêa, Waldemar Moura Lima, Vera Daisy Barcellos, Romeu Karnikowski, Aline Kerber

Sinopse: O documentário conta a história do jovem operário negro Júlio César de Melo Pinto, que foi executado pela Brigada Militar, nos anos 1980, em Porto Alegre. O crime ganhou notoriedade  após a imprensa divulgar fotos de Júlio sendo colocado com vida na viatura e chegar, 37 minutos depois, morto a tiros no hospital. O filme traz o depoimento de Ronaldo Bernardi, o fotógrafo que fez as imagens que tornaram o caso conhecido, da viúva do operário, Juçara Pinto, e de nomes respeitados da luta pelos direitos humanos e do movimento negro no Brasil. Além do caso que dá título ao filme, a produção discute ainda as mortes de pessoas negras provocadas pela polícia. A Anistia Internacional, inclusive, fala de genocídio da juventude negra devido ao grande número de jovens negros assassinados pelas forças de segurança no País.

 

TEKO HAXY – SER IMPERFEITA

Documentário, Experimental | Colorido | 39′ | 2018 | Brasil

Direção: Patrícia Ferreira e Sophia Pinheiro | Produção Executiva: Sophia Pinheiro | Produção: Henrique Borela | Roteiro: Patrícia Ferreira e Sophia Pinheiro | Montagem: Tita | Fotografia: Patrícia Ferreira e Sophia Pinheiro | Edição e Mixagem de Som: Belém de Oliveira

Sinopse: Um encontro íntimo entre duas mulheres que se filmam. O documentário experimental é a relação de duas artistas, uma cineasta indígena e uma artista visual e antropóloga não-indígena. Diante da consciência da imperfeição do ser, entram em conflitos e se criam material e espiritualmente. Nesse processo, se descobrem iguais e diferentes na justeza de suas imagens.

 

 

 

Curtas:

 

REBELLIOUS ESSENCE

Animação | Colorido |4’59’ | 2017 |Eslovênia

Direção: Ana Čigon | Produção: Ana Čigon | Roteiro: Ana Čigon | Design de som: Vasja Progar | Música: Vasja Progar | Vozes: Ana Čigon

Sinopse: Um felino entra no escritório do Ministério para Assuntos de Gatos para solicitar um passaporte. Tudo vai muito bem até que os atendentes, de sexo feminino e masculino, exigem saber o sexo dx requerente.

 

#TECNOLOGIAASERVICODAORGIA 1 – EU TIVE QUE ENGOLIR OR ENGOLIR PORRA NEM1A

Experimental | Colorido | 9’28” |  2017 | Brasil

Direção: Kalor Pacheco | Produção: Kalor Pacheco | Roteiro: Kalor Pacheco | Performance: Kalor Pacheco | Imagens: Kalor Pacheco e Hirosuke Kitamura | Edição: Bia Rodrigues, Elisa Zi e Kalor Pacheco

Sinopse: Engasgada com os mais diversos assédios sexuais masculinos, muitos deles virtuais, Kalor, mulher negra da periferia, decide que não vai mais engolí-los. Palavras e atitudes machistas escorrem feito esperma nesta que é a primeira videoperformance da série transmidiática #TECNOLOGIAASERVICODAORGIA.

 

X-MANAS

Ficção | Colorido | 17’| 2017 | Brasil

Direção: Clarissa Ribeiro | Direção de Fotografia: Clarissa Ribeiro | Montagem: Clarissa Ribeiro | Animação: Stephany Trindade e Isa Raposo | Imagens adicionais: Ige Martins | Elenco: Banshee, Gilda Boka Dekaralla, Linda Demorrir, Milena Cinismo, Ige Martins, Paulet Lunática Llindacelva, Perlla Rannielly, Rafael Soares, Aline Fluorr, Padmé.

Sinopse: Recife, 2054. No submundo xs dissidentes sexuais, bichas bandidas, travestis, sapatonas boladas e todos os corpos marginalizados bolam um plano para destruir a cisheteronorma.

 

LATIFÚNDIO

Experimental | Colorido | 11’18’’ | 2017 | Brasil

Direção: Érica Sarmet | Produção: Érica Sarmet e Silvia Sobral | Roteiro: Érica Sarmet | Direção de Fotografia: Talita Arruda | Edição: Calí dos Anjos | Direção de Arte: Felipe Abdal e Fernanda Bigaton | Técnico de Som: Alexandre Kubrusly, e Pedro Félix | Edição e Mixagem de Som: José Ramón Diáz Benítez | Correção de cor: Pedro Capello | Identidade Visual: Gueko Hiller |Elenco: Estevão Garcia, Guilherme Marcondes, Raphi Soifer, Carolla Ramos, Raissa Vitral, Patricia Bárbara, Flora Lucas, Igor Dornelles, Érica Sarmet, Gabriel Domingues, Lucas Pinheiro, Felipe Abdala, Maria Isabel Lamim, Amanda Meirinho, Nathalia Gonçales

Sinopse: “O corpo não é uma materialidade idêntica a si própria ou meramente fática; é uma materialidade que carrega significado, se nada mais, e a maneira como o carrega é fundamentalmente dramática. Por dramático quero dizer que o corpo não é apenas matéria, mas uma contínua e incessante materialização de possibilidades”

 

QUANTO CRAUDE NO MEU SOVACO

Ficção |Colorido | 3’40” | 2017 | Brasil

Direção: Maria Eduarda Menezes e Fefa Lins | Produção: Maria Eduarda Menezes e Fefa Lins | Roteiro: Maria Eduarda Menezes e Fefa Lins | Elenco: Maria Eduarda Menezes e Fefa Lins

Sinopse: Todo mundo tem algo pra falar sobre o meu sovaco. Que craude!

 

BOCA DE LOBA

Ficção | Colorido | 18’43” | 2018 | Brasil

Direção: Bárbara Cabeça | Produção Executiva : Renata Cavalcante | Roteiro: Bárbara Cabeça, Irene Bandeira, Paulo Victor Soares e Petrus de Bairros | Produção: Polly Di | Direção de Fotografia: Irene Bandeira | Montagem: Petrus de Bairros | Som direto: Elena Meirelles e Petrus de Bairros | Design de som e Mixagem : Vivi Rocha | Trilha sonora: Heloíse Sá | Correção de cor: Leandro Felgueiras | Elenco: Bianca Gois, Dhiovana Barroso Dhiôw, Fernanda Brasileiro, Heloíse Sá, Mariana Nascimento, Tatiana Valente e Tayana Tavares

Sinopse: Pressões assediadoras das ruas. E um grupo de mulheres procura pela invocação de um espírito selvagem urbano.

 

ENTRE PERNAS

Ficção | Colorido | 20’ | 2018 | Brasil

Direção: Ayla de Oliveira | Produção Executiva: Marco Bonachela | Roteiro: Ayla de Oliveira |Co-roteirista: Hugos Barros | Direção de Produção: Maria Caminha | Produção: Rose Lima | Direção de Fotografia: Roberto Iuri | Som Direto: Nicolas Hallet | Direção de Arte: Joana Liberal| Figurino: Maria Barbalho | Elenco: Marília de Araújo, Fernando Fernandez, Roger de Renor & André Alencar

Sinopse: “Quais mecanismos você usa para materializar o que está oculto na mente?” O mito da Perna Cabeluda assombrou e alimentou o imaginário da população pernambucana na década de 70. Muito se falou e se criou em cima da lenda que contava que uma Perna Cabeluda perseguia e atacava pessoas no meio da rua. Aqui, 49 anos depois, a história ganha ares fantásticos. A ida a fortaleza da delegacia é o mecanismo da Mulher que se diz vítima da Perna. O estranhamento causado pelo depoimento gera uma tensão de perguntas e persuasão entre a Mulher e Delegado. Em uma tentativa de se fazer ouvir, ela vai de encontro a materializar o oculto.

 

SOLON

Experimental | Colorido | 16’ | 2016 |Brasil

Direção: Clarissa Campolina | Produção: Luana Melgaço | Roteiro: Clarissa Campolina | Direção de Produção: Carolina Gontijo | Direção de Fotografia: Ivo Lopes Araújo | Montagem:  Luiz Pretti | Design de Som e Música: O Grivo |Direção de Arte: Luiz Roque e Thais de Campos | Performance e Coreografia: Tana Guimarães

Sinopse: Uma fábula sobre o surgimento do mundo, apresentado a partir do encontro de uma paisagem devastada e uma criatura misteriosa. Solon habita o espaço extremamente árido e infértil. Aos poucos, ela se destaca da paisagem, aprende a se movimentar e explorar seu corpo. Verte água por suas extremidades e inicia sua missão de regar e nutrir a terra. A paisagem se altera e a própria personagem também. Nasce o mundo. Nasce a mulher.

 

MARÉ

Documentário | Colorido | 21’30” | 2018 |Brasil

Direção: Amaranta Cesar | Produção executiva e Direção de Produção: Elen Linth | Roteiro: Amaranta Cesar | Direção de Fotografia: Danilo Scaldaferri | Direção e edição de Som: Marina Mapurunga |Montagem: Danilo Scaldaferri | Correção de cor: Adriano Oliveira | Elenco: Érica Batista, Clarice Santos, Patrícia Santos, Suelen Oliveira

Sinopse:  Em um quilombo da Bahia, três gerações de mulheres se dividem entre o impulso de partir e a vontade de ficar, a incerteza do futuro e a força da ancestralidade.

 

TERRA NÃO DITA, MAR NÃO VISTO

Experimental | Colorido | 9’02” | 2017 |Brasil

Direção: Lia Letícia | Produção e Produção Executiva: Lia Letícia e Loraine Oliveira | Roteiro: Lia Letícia e Loraine Oliveira | Direção de Fotografia e Finalização: Adalberto Oliveira | Direção de Arte: Loraine Oliveira | Edição de Som: Claudio N | Trilha Sonora: Ruth Steyer |Elenco: Cíntia Lima e Karina Ártemis Afrodite

Sinopse: Um encontro entre seres intangíveis, por vezes visíveis. No encontro entre terra e mar.

 

DO CORPO DA TERRA

Documentário | Colorido | 24’01” | 2017 |Brasil

Direção: Julia Mariano | Produção executiva: Bernardo Vaz | Roteiro: Julia Mariano | Fotografia: Léo Nabuco | Som direto: Camila Machado | Edição de som: Camila Machado | Montagem: Julia Bernstein | Elenco: Júlia do Rosário da Silva de Farias, Maria das Graças Silva Oliveira, Nelli Stellet, Marilza Campos das Neves Cruz, Luiza Maria da Silva.

Sinopse: “Do Corpo da Terra” retrata um grupo de mulheres sem-terra que através da luta diária por sobrevivência e direitos básicos se descobrem como mulheres, como ativistas e como indivíduos. A relação simbiótica e diária com a terra faz com que elas próprias definam o tipo de abordagem para suas questões latentes e busquem, na natureza, as soluções. A demanda por dignidade, longevidade e pertencimento nos mostra a ancestralidade da cura pelo feminino, que há gerações sana as estruturas físicas e emocionais da nossa sociedade.

 

EM BUSCA DE LÉLIA

Documentário | Colorido | 15’ | 2017 |Brasil

Direção: Beatriz Vieirah |Produção Executiva: Daniela Fernandes | Roteiro: Beatriz Vieirah| Direção de Fotografia: Heloisa França | Direção de Produção: Mateus Souza e Silva | Montagem: Poliana Costa | Correção de Cor: Tache de Souza | Som direto: Gabriela Palha, Tomaz Griva Viterbo de Oliveira e Ary Rosa Duarte | Design de som: Maxsuel Fernandes | Elenco:  Eliane de Almeida, Rubens Rufino, Januário Garcia, Conceição Evaristo, Kabengele Munanga, Elizabeth Viana, Jane Thome, Jurema Batista, Rosália Lemos, Dulce Maria Pereira, Matheus Aleluia.

Sinopse: Lélia Gonzalez. Seguindo os passos desse nome, começo a busca pela minha ancestralidade e por retratá-la. Professora e antropóloga, mulher à frente do seu tempo, protagonista na militância junto ao Movimento Negro nos anos 1970/1980, período no qual percorreu diversas cidades e países -, sempre afirmando sua identidade e denunciando o mito da democracia racial. Um símbolo de resistência e da luta pelos direitos de indígenas, negros e mulheres. Os afetos de Lélia me guiam por toda caminhada.

 

HISTORIOGRAFIA

Documentário | Colorido | 03’41” | 2017 |Brasil

Direção: Amanda Pó| Roteiro: Amanda Pó | Produção: Amanda Pó | Edição: Amanda Pó

Sinopse: Quem escreveu a História?

 

NOME DE BATISMO – ALICE

Documentário | Colorido | 25’45” | 2017 | Brasil

Direção: Tila Chitunda | Produção Executiva: Tila Chitunda e Stella Zimmermann |  Roteiro: Tila Chitunda e Amandine Goisbault | Produção: Laura Lins |Imagens: Tila Chitunda | Montagem: Amandine Goisbault | Edição e Mixagem de Som: Catarina Apolônio | Correção de Cor: Tiago Campos | Narração: Umbundo Madalena Cassinda Wilson

SinopseEm 1975, a declaração da independência de Angola iniciou uma longa Guerra Civil que matou e expulsou vários angolanos de suas terras. 40 anos depois, Alice, a única filha brasileira de uma família angolana que encontrou refúgio no Brasil, decide ir pela primeira vez à Angola , atrás das histórias que motivaram seus pais a lhe batizarem com esse nome.

 

MENSAGEIRO DO FUTURO

Documentário | Colorido | 12’13” | 2016 |Brasil

Direção: Graciela Guarani | Produção: Coletiva | Roteiro: Graciela Guarani | Assistente de direção: Clemerson Batista | Direção de Fotografia: Diana Davilã | Montagem: Alexandre Pankararu | Som Direto: Crislan Benites e Jade Reginaldo | Trilha sonora: Canto Kaiowá

Sinopse: Mba’eicha Nhande Rekova’erã, que em português significa Mensageiro do Futuro, faz um breve recorte de algumas questões pertinentes e urgentes em uma das reservas indígenas mais populosas do país, percorrendo sobre as narrativas e expectativas sábias dos Nhanderu, Nhandesy e dos jovens sobre as suas realidades.

 

CABEÇAS FALANTES

Documentário | Colorido | 19’53” | 2017 |Brasil

Direção e Roteiro: Natasha Rodrigues | Produção: Eduardo Oliveira | Direção de Fotografia: Bruno Costa  | Direção de Arte: Hugo Mariano | Direção de Som: Eddy Andrade | Trilha Sonora: Diogo Nazareth | Edição de Som: Eddy Andrade  | Montagem: Kellen Corrêa | Edição: Kellen Corrêa | Elenco: O’Rosa Rodrigues

Sinopse: O curta-metragem Cabeças Falantes retrata a vivência de jovens negros(as) em uma universidade pública. Numa mistura de situações ficcionais com entrevistas, o documentário representa uma forma de inadequação social que aparenta ser sutil externamente, mas que explode internamente nas cabeças desses sujeitos. De maneira sensível, o filme traz um pesado conflito entre vozes de preconceitos e estigmas e o desejo de ocupar o espaço universitário.

 

ENTREMARÉS

Documentário | Colorido | 20’05” | 2018 |Brasil

Direção: Anna Andrade | Produção Executiva: Daniela Azevedo | Roteiro: Anna Andrade | Direção de Produção: Caio Sales, Laura Martinez | Direção de Fotografia e Colorista: Adalberto Oliveira | Edição: Caio Sales | Som Direto: Lucas Caminha | Som Direto Adicional: Catharine Pimentel | Design de Som e Mixagem: Lucas Caminha, Nicolau Domingues | Trilha Sonora: Hugo Coutinho, Iezu Kaeru | Poesia e Narração: Gabrielle Vitória (Luna Vitrolira) | Elenco: Ginha, Rita, Sandra.

Sinopse: No chão de lama, mulheres compartilham os seus vínculos e vivências com a maré, a pesca, e a Ilha de Deus.

REAL CONQUISTA

Documentário | Colorido | 14’25” | 2017 |Brasil

Direção: Fabiana Assis | Produção: Fabiana Assis | Roteiro: Fabiana Assis | Assistente de direção: Laura Hasse | Direção de Fotografia: Leonardo Feliciano | Som direto: Guile Martins e Fabiana Assis | Montagem: Rafael de Almeida | Assistente de montagem: Marcos Bruno | Elenco: Eronilde Nascimento

Sinopse: Em Goiânia, no bairro Real Conquista, uma mulher, marcada por um forte passado de violência, luta por melhores condições de vida.

 

ROLÊ NO CENTRO

Documentário | Colorido | 14’33” | 2018 |Brasil

Direção: Clara Chroma| Montagem:Clara Chroma | Fotografia: Clara Chroma |Trilha sonora: Clara Chroma

Sinopse: Todo ano, no mês de dezembro, a população de Pindamonhangaba – SP enche as ruas do centro, para a alegria de uns e a infelicidade de outros.

 

FERVENDO

Ficção | Colorido | 16’18” |  2017 | Brasil

Direção: Camila Gregório |Produção: Iago Cordeiro Ribeiro |  Roteiro: Camila Gregório | Assistência de Direção: Maria Clara Arbex |  Direção de Fotografia: Erick Lawrence | Montagem: Camila Gregório | Som: Bebeto Junior | Logger e Assistente Geral: Augusto Daltro | Cor: Griot Filmes/ Tito Oliveira | Elenco:  Aíla Oliveira, Emanuele Macedo

Sinopse:  Ticiane procura por momentos descontraídos enquanto tudo está fervendo.

 

MERCADORIA

Ficção| Colorido | 15’20” | 2017 |Brasil

Direção: Carla Villa-Lobos | Produção Executiva: Julia Araújo | Roteiro: Mila Teixeira | Direção de Fotografia: Paloma Palacio | Direção de Arte: Mariana Zappa | Som direto: Amanda Hecht | Montagem: Luisa Triers | Colorização: Laise Mendes | Mixagem de Som: Manon Ribat | Elenco: Adriana Dehoul, Aline Mendes, Bárbara Aires, Indira Nascimento, Ingrid Klug, Paula Malheiros, Roberta Bahia.

Sinopse: A partir da chegada de uma novata, seis mulheres compartilham suas experiências, desejos e medos no trabalho com a prostituição.

RETOMAR PARA EXISTIR

Documentário | Colorido | 20’26” | 2015 |Brasil

Direção: Olinda Muniz Wanderley | Roteiro: Olinda Muniz Wanderley | Direção de fotografia: Olinda Muniz Wanderley, Samuel Wanderley | Edição: Olinda Muniz Wanderley, Davi Rocha | Direção de Fotografia: Olinda Muniz Wanderley, Samuel Wanderley e Davi  Rocha | Som direto: Samuel Wanderley | Trilha sonora: Watô Akwe- Arandu Arakuaa | Elenco: Nailton Pataxó, Maria Muniz, Crispina Santos, Wilson Jesus, Haroldo Heleno, Manezinho Muniz, Maria Rosário, Luis Alberto.

Sinopse:  O documentário descreve a história do cacique Nailton Pataxó enquanto líder, e sua luta para reconquistar o território do povo Pataxó Hã-hã-hãe. Através da narrativa dos personagens que contam a história deste líder indígena, o espectador é levado pela própria história do povo Pataxó Hãhãhãe e sua luta, enfatizando os fatos ocorridos de 1982 até o presente.

MY MAN (OCTOPUS)

Animação | Colorido | 8’49” | 2016 | França

Direção: Stéphanie Cadoret | Produção: Martine Vidalenc e Emmanuel Quillet | Roteiro: Stéphanie Cadoret | Animação: Xavier Dujardin, Olivia Faliph e Stéphanie Cadoret | Música: Stéphane Clor e Marie-Anne Bacquel.

Sinopse: Uma jovem chega em casa. Ela se despe, veste seu maiô e afunda nas profundezas subaquáticas de seu apartamento. Ultrapassada por uma flora aquática barroca, sua casa tornou-se o ecossistema de seu marido: um polvo. Até a manhã seguinte, ela conforma-se com este ambiente hostil, úmido e sufocante que agora é seu dia a dia com seu homem (polvo).

SILVIA IN THE WAVES

Ficção | Colorido | 13’| 2017 | Canadá

Direção: Giovana Olmos | Direção de Fotografia: Vjosana Shkurti | Produção: Giovana Olmos | Direção de Arte: Stephanie Burbano & Christophe Chamberland | Direção de Produção: Olivier Perrier | Montagem: Pablo Pugliese | Design de som: Dave Duong |Elenco: Henri Pardo, Patricia Dorval, Sullivan Ouedraogo, Philippe Thérien e Maxime Olivier Potvin

Sinopse: Noa luta para honrar a identidade de seu pai recentemente falecido, enquanto sua mãe tenta defender a aparência de uma família convencional. O pesar e a fantasia se entrelaçam para revelar a complexa relação entre história e apagamento, identidade e memória.

 

MORTALHA

Ficção | Colorido | 19′ | 2018 | Brasil

Direção: Grazie Pacheco | Produção: Laura Calasans | Roteiro: Grazie Pacheco| Direção de Fotografia: Beto Eiras | Som: Renan Vasconcelos | Montagem: Frederico Moreira | Elenco Grazie Pacheco, Raquel Barcha, Jaqueline Cruz, Frederico Moreira, Mônica Moretti, Renan Vasconcelos, Beto Eiras, Juliana Capucho

Sinopse: Substantivo feminino; 1. pano ou vestimenta com que se envolve o cadáver de pessoa que será sepultada.

 

 

 

ENZO

Documentário | Colorido | 7’23” | 2017 | França

Direção: Serena Porcher-Carli | Produção: ENS Louis-Lumière | Roteiro: Serena Porcher-Carli | Som: Claire Berriet e Margot Saada

Sinopse: Serena está desenhando o retrato de Enzo. Em um ambiente aconchegante e intimista, ele nos conta sua história, esta vida é extraordinária, é uma vida de transgênero mulher para homem (FTM). Este projeto de fotografia não trata da questão da nudez. Sem nudez, nenhum sinal de trans-identidade é destacado. As imagens apenas mostram um homem em sua vida cotidiana, uma vida que pode até ser um pouco entediante no contexto de uma fotografia vernacular. O espectador está imerso no pequeno apartamento de Enzo. As imagens levam em consideração todos os detalhes da vida humana; eles provavelmente personificam a personalidade e o universo de Enzo. O objetivo aqui é enfatizar um estilo de vida comum, longe dos clichês ou dos preconceitos irracionais estabelecidos da trans-identidade. A transidentidade é, de fato, uma identidade entre muitas, e merece ser tratada sem particularismo na fotografia.

 

AINDA NÃO

Ficção | Colorido | 21′ | 2017 | Brasil

Direção: Julia Leite | Produção: Amanda Pó | Direção de Fotografia: Pedro Andreetta | Direção de Arte: Beatriz Barbosa | Direção de Som: Gian Lucca du Mont | Montagem: Arthur Paulino | Elenco:  Clara Gallo, Gilda Nomacce, Shaya Lambert Bihari

Sinopse:  Marina recebe em seu apartamento sua mãe, que viaja para visitá-la nos dias que precedem seu aniversário. Com o tempo, a visita aparentemente reconfortante mostra suas fragilidades.

 

JANAÍNA

Documentário | Colorido | 14’48’ | 2017 | Brasil

Direção: Ana Carolina Marinho | Codireção: João Júnior | Roteiro: Ana Carolina Marinho, João Júnior e Juão Nyn  | Produção: Ana Carolina Marinho | Produção executiva: Amanda Bortolo  | Fotografia e Câmera: Cristiano Burlan e Renato Maia | Assistente de direção: Emily Hozokawa | Produção de Set: Amanda Bortolo | Montagem: Ana Carolina Marinho | Som direto: Valney Damacena | Elenco: Janaína Lima da Silva

Sinopse: Foi pela fome de liberdade que Janaína fugiu de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, para São Paulo. Ela que foi mãe antes de ser mulher, teve de migrar para transformar dentro de si suas prisões em festa. Vítima por 18 anos de violência doméstica, ela alimentou dentro de si o sonho em sentir o gosto da liberdade, do sorriso frouxo e da autonomia.

 

MARIA ADELAIDE

Ficção | Colorido | 15’31” | 2017 | Brasil

Direção: Catarina Almeida | Direção de Produção: Daniela Chrispim | Roteiro: Catarina Almeida | Direção de Fotografia: Ricardo Alexandria | Direção de Arte: Helena Cunha | Som Direto: Wallace Novoa | Montagem: Catarina Almeida, Caio Alvarenga e Wallace Novoa | Mixagem: Ricardo Bento | Edição de Som: Ricardo Bento e Wallace Novoa | Elenco: Kika Farias, Mano Melo, Diego Diener, Ludmila Dangelis, Marcione Pará, Heitor Nóbrega, Ana Luz e Lino Besser.

Sinopse: Maria Adelaide, retirante nordestina, descobre na cidade grande do Rio de Janeiro uma identidade que permanecia escondida.

 

UM TRAÇO TEU

Ficção| Colorido | 19’19″| 2018 | Brasil

Direção: Dani Nigri | Produção: Diana Cavalcanti | Direção de fotografia: Miguel Lindenberg | Roteiro: Ralph Acampora | Montagem: Lucas Andrade | Direção de Arte e Figurino: Lorena Pazzanese | Desenhos: Pedro Paulo Rodrigues | Animação: Letícia Leão | Som Direto: Amanda Moraes, Rodrigo Sacic, Renan Sales, Thiago DiDeus | Elenco: Clarice Sauma, Eli Carmo, Afonso Celso, Ana Flávia Chrispiniano

Sinopse: Julia é nova na cidade. Tudo que vem de fora a atravessa em desenhos. Vira seu próprio risco.

 

A ÁFRICA QUE EU IMAGINO

Documentário | Colorido | 12′ | 2017 | Brasil

Direção: Éthel Oliveira, Janaína Oliveira, Ludimilla Carvalho, Natália Lopes, Raquel Santana | Produção: Éthel Oliveira, Janaína Oliveira, Ludimilla Carvalho, Natália Lopes, Raquel Santana |Roteiro: Natália Lopes e Éthel Oliveira | Imagens: Éthel Oliveira e Natália Lopes | Imagens adicionais: Ludimilla Carvalho Wanderlei | Fotografias: Raquel Santana | Montagem e Finalização: Natália Lopes e Raquel Santana

Sinopse: Um resgate das conexões entre África e seus descendentes em terras pernambucanas através de imaginários, da herança cultural e do cinema. O documentário mostra as atividades do projeto Cines Africanos Fazendo Milagres que discutiu, junto a populações negras, estereótipos e imagens sobre os povos e países africanos a partir da visão do cinema. Exibições, oficinas e performances se misturam em vivências realizadas nas cidades de Mirandiba, Triunfo, Tracunhaém e Recife para compor um panorama de afetos, identidades, conhecimento, e partilha de experiências.

 

TIA CIATA

Documentário | Colorido | 26’| 2017 | Brasil

Direção: Mariana Campos e Raquel Beatriz | Produção Executiva: Mariana Campos | Roteiro: Mariana Campos e Raquel Beatriz | Direção de Produção: Ana Beatriz Silva | Direção de Fotografia: Karen Ferreira e  Eric Paiva | Montagem: Raquel Beatriz | Som direto: Amanda Moraes, Raquel Lázaro e Vilson Almeida | Designe de som e Mixagem: Raquel LázaroSinopse: Tia Ciata é um curta-metragem documental que aborda o protagonismo feminino negro sob a ótica de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, uma mulher de suma importância para a história e cultura brasileira.

 

PERIPATÉTICO

Ficção | Colorido | 15′ | 2017 | Brasil

Direção: Jessica Queiroz | Produção Executiva: Jéssica Queiroz |  Direção de Produção: Nayana Ferreira | Roteiro: Ananda Radhika | Direção de Fotografia: Luiz Augusto Moura  | Montagem: Ana Julia Travia | Direção de Arte: Dicezar Leandro| Elenco: Larissa Noel, Maria Sol, Alex de Jesus, Mirian Lima, Joice Teixeira,Stefani Mota, Maria Fanchin e Renata Alves, Daniel Viana, Rodney Magalhães e Wesley Monteiro

Sinopse: Simone, Thiana e Michel são três jovens moradores da periferia de São Paulo. Simone está a procura do seu primeiro emprego, Thiana tenta passar no concorrido vestibular de medicina e Michel ainda não sabe o que fazer. Em meio às demandas do início da fase adulta, um acontecimento histórico em Maio de 2006 na cidade de São Paulo muda o rumo de suas vidas para sempre.

 

Sessão Infantil:

 

COLORIRÁ

Ficção | Colorido | 15’| 2017 | Brasil

Direção: Gabriele Fernanda  | Produção: Bruna Abreu e Mike Araújo | Roteiro: Anderson Lopes e Gabriele Fernanda | Direção de Fotografia: Anderson Lopes | Montagem: Anderson Lopes |  Direção de Arte: Marianne de Lazari | Som direto: Gabriel Pimentel e Juliana do Vale | Elenco: Sophia de Paula, Taty Belline, Pietro Aquiles, Lais Souza, Emanuelle Lopes, JP Fraim, Thais Kuri

Sinopse: O dia de tirar a famosa foto escolar é aguardado com ansiedade pelos alunos da 4ª série “A”, mas para Bia, uma garota de 10 anos de uma cidade satélite de Brasília, esse dia não é tão especial assim. Ao sofrer com o racismo incessante, Bia começa a passar por um processo doloroso de auto rejeição e para poder ser aceita ela recorre ao alisamento dos seus cabelos, porém Bia está prestes a descobrir a sua verdadeira beleza.

 

RESET

Animação | Colorido | 3’| 2017 | China

Direção: Liu Jiayi | Produção:  Shi Zhuqing | Roteiro: Liu Jiayi

Sinopse: Este filme usa a tecnologia digital para simular as técnicas de produção de tradicionais bonecos de sombra. Adotando a evolução da criatura da terra e do desenvolvimento da cadeia alimentar como enredo principal , revela que a ganância humana mina o equilíbrio natural. No fim das contas, o ser humano enfrentará as conseqüências.

TWO TRAMS

Animação | Colorido | 10′ | 2016 | Rússia

Direção: Svetlana Andrianova | Produção : Gleb Davidov e Nikolay Makovsky | Roteiro: Svetlana Andrianova | Direção de Arte: Anna Desnitskaya e Olga Usacheva | Direção de Fotografia: Igor Skidan-Bosin | Design de Som: Artem Fadeev

Sinopse: Klick e Tram, dois bondes da cidade, deixam seus acampamentos todas as manhãs.

 

FAZENDA ROSA

Animação | Colorido | 9′ | 2017 | Brasil

Direção: Chia Beloto | Produção: Rui Mendonça | Fotografia: Mateus Simon  | Edição: Zé Diniz | Direção de Arte: Chia Beloto | Animação: Mateus Simon  | Trilha original: Erasto Vasconcelos | Direção de Fotografia: Marila Cantuária | Mixagem: Johann Brehmer  | Correção de Cor: Zé Diniz | Desenho de Som: Johann Brehmer | Vozes: Erasto Vasconcelos | Direção de Animação: Marila Cantuária

Sinopse: Erasto Vasconcelos, o poeta da percepção da vida, de como ela é tão bem usada neste nosso planeta, faz eco da pernambucaneidade do que nos rodeia, dos bichos do dia e da noite, dos peixes do rio, dos pássaros, dos bichos do mangue, das árvores e suas frutas, do que se planta para comer, das personagens que nos cantam e das cantigas de roda.