O longa-metragem Mulheres Rurais em Movimento será exibido no Cinema São Luiz nesta quinta-feira (16), às 20h, diante da presença de mulheres trabalhadoras rurais de nove estados do Nordeste. O filme faz parte do II Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (FINCAR), cuja programação contempla debates e atividades formativas nas cidades do Recife e Camaragibe entre os dias 14 e 19 de agosto. Os ingressos para esta sessão custam R$ 3 cada (meia entrada para todos).
O filme é co-dirigido pelo Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE) e Héloïse Prévost. A produtora Anna Andrade, responsável pela articulação com os movimentos sociais e instituições neste II FINCAR, adianta um pouco do que irá acontecer no Cinema São Luiz: “Virão 30 mulheres de vários lugares do Nordeste para assistir ao filme e fazer uma batucada da Marcha Mundial das Mulheres antes do debate com as realizadoras”. Após a sessão no Cinema São Luiz, as trabalhadoras rurais militantes do MMTR-NE participarão de um debate com o público sobre a experiência de produzir coletivamente este documentário que retrata o cotidiano das ativistas, suas histórias e lutas contra o patriarcado, contra a agricultura intensiva e poluidora, contra a homofobia.
“É muita expectativa pra gente. Eu, por exemplo, nunca andei no cinema e a primeira vez que vou é já como uma das atrizes, o que deixa a gente muito ansiosa. Nós sabemos que vamos encontrar na tela a nossa história e não uma ficção. “, afirma a agricultora piauiense Gorete Oliveira da Costa, diretora do MMTR.
O documentário Mulheres Rurais em Movimento foi premiado na Mostra Audiovisual do 13º Mundos de Mulheres e no 11º Fazendo Gênero, em Florianópolis (SC). No Festival Sciences en Lumière, na França, recebeu uma menção especial do júri. O documentário sobre a luta feminista camponesa também será apresentado no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, em Camaragibe, a partir das 16h, com entrada gratuita.
MULHERES RURAIS EM MOVIMENTO
Documentário | Colorido | 46′ | 2016 |Brasil
Direção, Roteiro e Produção: Prévost Héloïse e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE) | Produção: Prévost Héloïse e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE) | Elenco: Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE)
Sinopse: “Mulheres rurais em movimento” é um documentário participativo co-produzido com os militantes do MMTR-NE, o Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste do Brasil. Este projeto coletivo – baseado em quatro retratos de ativistas, diferentes entrevistas e momentos de trabalho e mobilização coletiva, como a Marcha das Margaridas – mostra o cotidiano dessas mulheres na luta contra o patriarcado, a homofobia, a agricultura intensiva e poluidora. O feminismo e a agroecologia se combinam em suas vidas diárias e no cenário político.