ESPAÑOL

IV edição / 2024

Festival Internacional de Cinema de Realizadoras

FILME CONVIDADO

UMA PEDRA ATIRADA

UMA PEDRA ATIRADA (A STONE’S THROW)

Dir. Razan AlSalah
Produção: Sharlene Bamboat
Som: Kaija Siirala

Gênero: Documentário / Duração: 40’ / Ano: 2024 / Classificação: 14 anos
Origem: Palestina, Líbano, Canadá

Sinopse:

Em 1936, o registro de uma das primeiras demonstrações de resistência: em Haifa, cidade portuária palestina, um grupo explode um oleoduto da British Petroleum, empresa que já anunciava, antes da 2ª Guerra Mundial, que a ocupação colonial começaria com força total na região. A partir de uma foto de arquivo, do relato de um senhor palestino exilado e de imagens do Google Earth de uma ‘secreta’ ilha no meio do Golfo Pérsico, a reconstituição, pelas beiras das imagens, de toda uma história sobre o projeto de massacre de um povo.

CURADORIA MOSTRA FICINE - CAMILLE BILLOPS

SUZANNE, SUZANNE

Dir. Camille Billops
Codireção: James Hatch
Gênero: Documentário / Duração: 26’ / Ano: 1982 / Classificação: 14 anos /
Origem: Estados Unidos

Sinopse:
Este comovente documentário retrata a luta de uma jovem negra para enfrentar o legado de um pai fisicamente abusivo e sua fuga precipitada para o abuso de drogas.

Finding Christa

FINDING CHRISTA

Dir. Camille Billops
Codireção: James Hatch
Gênero: Documentário / Duração: 55’ / Ano: 1991 / Classificação: 12 anos
Origem: Estados Unidos

Sinopse:
Uma cineasta se reencontra com sua filha que foi dada para doação 20 anos atrás.

SELECIONADOS CURADORIA OFICIAL

ACOLHER

Direção, Roteiro, Fotografia e Edição: Éthel Ramos de Oliveira
Produção Executiva: Ellen Francisco
Realização: Bombozila.com
Fotografia Adicional: Natália Lopes
Correção de Cor e Finalização: Vito Ribeiro
Elenco: Luíza Cavalcante e Ágatha Vitória

Gênero: Documentário / Duração: 9’ / Ano: 2022 / Classificação: Livre

Sinopse:
Luíza Cavalcante, agricultora e ativista do Sítio Ágatha espaço afroecológico, feminista e antiracista na Mata Norte de Pernambuco que além da realização de doações de alimentos realiza acolhimento para mulheres, sobretudo mulheres negras, as mais afetadas pela Pandemia.

AMERICA DO SUL

AMÉRICA, DO SUL (com LSE)

Direção: Maria Clara Bastos
Roteiro: Maria Clara Bastos & Pedro Linguitte
Produção Executiva: Clarice Duo
Produção : Clarice Duo
Direção de Fotografia: Pedro Moreno
Direção de Arte: Cami Crua
Make-up & Hair: Gabriela Schumaker
Som: Miguel Monori
Montagem: Pedro Linguitte
Trilha Sonora: Rafael Monteiro
Correção de Cor: Maria Manoela P. de Lima
Elenco: Zenaide, Deusa e Juliana Albuquerque

Gênero: Ficção / Duração: 20’ / Ano: 2024 / Classificação: 12 anos

Sinopse:
Cansada de uma vida de batalhas perdidas, América cai estrada à fora quando escuta um rumor sobre um macaco mágico que realiza desejos. Destemida, ela passa a viver de galho em galho, ainda que dependa de escambo, da boa vontade de estranhos e de um pouco de sorte. Tudo muda quando ela é abandonada no meio do nada pelo caminhoneiro Raimundo. América, então, é confrontada com a questão: continuar no banco de passageiro ou finalmente assumir a direção de sua vida?

Aurora

AURORA - A RUA QUE QUERIA SER UM RIO

Direção & Roteiro: Radhi Meron
Voz Original: Priscila Paes
Direção de Animação: Ivanildo Soares
Produção Executiva: Letícia Yabá e Gabriel Arruda
Montagem: Gabriel Arruda
Trilha Sonora Original: Rodrigo EBA!
Direção de arte: Eryk Souza
Equipe de Arte: Eryk Souza, Ana Rangel, Amanda Daphne, Breno Machado, Josi Reis, Luísa Brockman
Animação 2D: Amanda Borges Leite, Bruna Santana, Danila Ribeiro, Fernanda Belo, Helen Okuma, Ivanildo Soares, Luciana Ferreira Yamana, Samia Harumi, Stefany Hibrain, Stephanie de Oliveira, Victor Bolo
Stop Motion: Thaís Arruda, Vinícius Paes, Jerê Nunes
Bonecos: Guilherme Pires
Pesquisa: Felipe Salles
Motion Effects: Priscila Assunção
Edição de Som e Mixagem: Alandson Silva

Gênero: Ficção / Duração: 10’ / Ano: 2021 / Classificação: Livre

Sinopse:
Se as ruas pudessem falar, o que diriam?
Aurora é uma triste e solitária rua de uma grande cidade. Em um dia de chuva forte, ela relembra sua trajetória e sonha com o futuro e se pergunta: é possível uma rua morrer?

AVE MARIA

AVE MARIA

Roteiro e direção: Pê Moreira
Produção executiva: Pê Moreira e Erica de Freitas
Direção de produção: Erica de Freitas
Direção de fotografia: Danilo do Carmo
Direção de arte: Flora Reghelin
Som direto: Thiago Rodrigues
Montagem: Victoria Zanardi, edt
Edição de som: Marcio Padilha
Elenco: Vênus Berliner, Aisha Jambo, Jota Guerreiro Vilar, Bruna G, Vitor Senra, Cyda Moreno

Gênero: Ficção / Duração: 15’ / Ano: 2022 / Classificação: 12 anos

Sinopse:
Ave Maria é sobre fazer família. O filme registra a artesania das relações através do tempo, do espaço e da vontade de estar junto. Após a morte inesperada e precoce do pai, Maria passa um ano longe. Na véspera de Natal deste ano, ela volta. O reencontro com a casa e a família reativa memórias e abre espaço para a reimaginação das relações e a troca de afeto.

CORPO-ONÍRICO

CORPO ONÍRICO

Direção e Roteiro: Marina Mahmood
Pesquisa: Marina Mahmood, Alexandre Salomão, iezu kaeru, Klarissa Faye e Maria Miranda
Produção Executiva: iezu kaeru
Direção de Produção e Assistente de Direção: Dani Cano
Produção: Marina Mahmood, Dani Cano e iezu kaeru
Elenco: Klarissa Faye, Maria Miranda, Marina Mahmood, Lau Veríssimo e Íris Campos (dublê)
Direção de Fotografia: Alexandre Salomão
Imagens Adicionais: Marina Mahmood e Ana Carolina Lopes
Direção de Arte: Marina Mahmood Aura Oura e Dandara Luz
Maquiagem e Figurino: Aura Oura
Maquinária e Elétrica: Ernande Aquilino
Iluminação: Domingos Júnior e Natalie Revorêdo
Música Original: iezu kaeru e Tomaz Alves Souza
Edição, Efeitos Visuais, Colorimetria, Color Grading e Finalização: Zé Diniz

Gênero: Ficção / Duração: 17’ / Ano: 2022 / Classificação: 14 anos

Sinopse:
Uma mulher busca expandir sua natureza interior porque não pode mais contê-la. Seu corpo quer habitar os sonhos, dançar nas paisagens e ser só essência. Na Ponte de Ferro ela encontra um arco de fogo que a transporta ao mundo sutil. Lá, ela descobre a potência ao dançar com outros seres conectados aos elementos da natureza.

DALVA-DA-RUA-SETE

DALVA DA RUA SETE (com LSE)

Roteiro: Nanda Ferreira
Direção: Gab Lourenzato e Nanda Ferreira
Produção Executiva: Gab Lourenzato e Nanda Ferreira
Direção de Produção: Ana Luíza Martins
Direção de Fotografia: Nick Gomes
Chefe de Elétrica e Maquinária: Wesley Rodrigo
Making Of: Lucas Sanchez
Som Direto: Vaness Gusmão
Direção de Arte: Marcel Nascimento
Produtora de Objetos: Thais Monteiro
Montagem e Finalização: Gab Lourenzato
VFX – Efeitos Especiais: Lucas Sanchez
Colorização: Brunno Schiavon
Edição de Som, Mixagem e Masterização, Foley: Luciano Mello
Designer Gráfico: Wesley Rodrigo
Trilha Sonora Original: Ronaldo Gama em Contrabaixo Acústico

Gênero: Ficção / Duração: 15’ / Ano: 2024 / Classificação: Livre

Sinopse: Dalva é uma mulher idosa e negra que vive sozinha há muito tempo depois de ter criado seus filhos e netos na periferia de São Paulo. A cada segundo que passa, se sente mais presa à inércia de seu cotidiano, até que por um impulso calculado, decide mudar completamente de vida.

Descarrego

DESCARREGO

Roteiro e Direção: Joana Claude
Direção de Fotografia: Letícia Batista
Produção: Maria Alencar, Joana Claude
Montagem: João Maria
Assistente de Direção: Filipe Marcena
Assistentes de Produção: Victor Laet, Climério José
Assistente de Fotografia/Logger: Bea Lins
Direção de Arte: Joana Claude
Som Direto: Catharine Pimentel
Mixagem de Som: Nicolau Domingues
Gaffer: Victor Ferreira
Costureira: Fátima Magalhães
Bordadeira: Josenaide Migeon
Créditos: Tami Martins
Identidade Visual: Gabriela Amorim
Preparadora de Elenco: Clébia Souza
Colorista: Germana Glasner
Elenco: Joana Claude

Gênero: Documentário / Duração: 10’ / Ano: 2023 / Classificação: 12 anos

Sinopse:
Na busca pelo expurgo de uma memória ruim, Joana decide retornar ao espaço onde sofreu uma violência em 2013 para libertar-se do último gatilho que a prende ao fato passado – um guarda-roupas. Neste autorretrato, a diretora se apropria do caráter ensaísta do documentário como processo para lidar com os fantasmas interiores. Através de um ritual estabelecido a partir da rememoração dos fatos, ela confronta as próprias expectativas diante das cobranças suportadas como mulher.

ENTRE-VÊNUS-E-MARTE

ENTRE VÊNUS E MARTE (com Libras)

Argumento e Direção: Cris Ventura
Ass. de Direção: Renata Oliveira
Produção Executiva: Tamira Abreu
Direção de Produção: Ana Paula Valois
Direção de Fotografia: Mariana Borges
Ass. de Fotografia: Lets Rec
Drone: Bruno Pimenta
Som direto: Elder Patrick
Montagem: Clara Chroma
Efeitos Especiais: Gabriel Cota e Clara Chroma
Edição do Som: Elder Patrick
Direção de Arte: ciber_org
Maquiagem: Eli Nunes
Figurino: Lahandra
Trilha sonora original: Helena Caetana

Gênero: Ficção / Duração: 61’ / Ano: 2023 / Classificação: 12 anos

Sinopse:
Após séculos de hibernação em sua cápsula, Ed Marte ressurge na cidade de Belo Horizonte com a missão de resgatar a princesa Nickary. Contando com a ajuda de uma miríade de aliades, elu vai desafiar frontalmente todo tipo de normatividade binária em busca de completar sua missão.

FALA SINCERA

FALA SINCERA (com LSE)

Direção: Yacewara Pataxó
Realização: Instituto Catitu
Narração: Yacewara Pataxó
Edição: Mari Corrêa
Produção: Instituto Catitu

Gênero: Documentário / Duração: 9’ / Ano: 2023 / Classificação: Livre

Sinopse:
É a primeira vez que Yacewara viaja sozinha. No meio da aventura, ela envia uma videocarta para sua mãe, Sirleide. Um filme afetivo e íntimo sobre descobertas, pertencimentos e medos do início da vida adulta e de uma relação que se inicia com o audiovisual, realizado durante a oficina de formação audiovisual e política ministrada por Mari Corrêa, Sophia Pinheiro e Mara Vanessa Duarte.

LILITH

LILITH

Roteiro e Direção – Nayane Nayse
Assistente de direção – Rafaela Albuquerque
Produção – Bruna Tavares
Produção executiva – William Tenório
Direção de fotografia – Sara Andrade
Som Direto – Richard Soares
Direção de arte – Djaelton Quirino
Produção de Locação – Matheus Abel
Assistente de Arte – Maria Aparecida
Costureira – Auricélia
Preparação de Elenco – Débora Freitas e Djaelton Quirino
Elenco – Edna Lúcia, Palloma Sales, Madu Monteiro, Nara Gomes, Ana Maria, Jucineide Nascimento, Maria Eduarda Gomes.
Motoristas – Ellis e Moskito
Montagem – Caio Sales
Correção de Cor, Sound Designer e finalização – Adalberto Oliveira
Edição de som – Caio Sales e Adalberto Oliveira
Designer Gráfico – Lais Oliveira
Identidade Visual – Hévilla França
COM Acessibilidade Comunicacional

Gênero: Documentário / Duração: 15’ / Ano: 2022 / Classificação: 12 anos

Sinopse:
Através de relatos, Lilith destaca desigualdades de poder, usando alegorias para expor o estigma da mãe sobrecarregada em um contexto patriarcal interiorano.

MEU-NOME-É-MAALUM

MEU NOME É MAALUM

Roteiro: Magna Domingues e Eduardo Lurnel
Produtor Executivos: Marcela Baptista e Eduardo Lurnel
Diretora: Luísa Copetti
Trilha Sonora: Maíra Freitas
Elenco: Layza Griot, Flavio Bauraqui e Roberta Rodrigues

Gênero: Ficção / Duração: 7’53” / Ano: 2021 / Classificação: Livre

Sinopse:
Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que Maalum sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e práticas de uma sociedade racista. Assim que ela chega na escola, todos riem do seu nome. Ela não entende o porquê e, com ajuda da sua família, Maalum vai descobrir o significado e a tristeza se transforma em orgulho através da sua ancestralidade.

O CANTO DAS MARGARIDAS

O CANTO DAS MARGARIDAS (com LSE) - ⭐ FILME DE ABERTURA

Produção, Roteiro e Direção: Mulheres no Audiovisual PE.
Montagem: Roberta Cardoso.
Finalização de som: Martha Suzana.
Correção de Cor: Germana Glasner.

Gênero: Documentário / Duração: 76’ / Ano: 2024 / Classificação: 12 anos

Sinopse:
A Marcha das Margaridas, que acontece de quatro em quatro anos na capital do país, é um movimento de luta protagonizado pelas mulheres do campo e da floresta. De ônibus, partimos de Pernambuco com algumas delas em direção ao ato de 2019, realizado durante o primeiro ano de um governo ultraconservador. Nos ecos de importantes máximas feministas, este documentário coletivo e participativo evidencia que a organização política se constrói também a partir dos encontros, amizades, conversas íntimas e manifestações artísticas.

O CÉU NÃO SABE MEU NOME

O CÉU NÃO SABE MEU NOME

Direção: Carol AÓ
Roteiro: Carol AÓ
Produção Executiva: Bartolomeu Luiz, Carol AÓ, Emanuela Moura
Direção de Produção: Daniella Silva
Produção: Bartolomeu Luiz, Emanuela Moura
Direção de Fotografia: Flávio Rebouças
Direção de Arte: Letícia Campos
Montagem: Natália Farias
Figurino: Teresa Abreu
Maquiagem: Havata Serena
Som Direto: Ana Luiza Peña
Design de Som: C-AFROBRASIL
Mixagem de Som: Equipe Janga
Trilha Sonora: C-AFROBRASIL
Pós-Produção: Maria Luiza Tutu Mesquita, Danielle Belo, Caio Antônio
Elenco: Jamile Cazumbá, Inês Mendes, Clara Paixão, Heraldo de Deus, Eloah Silva, Lis Dória, Dandara Baldez
Gerente de Festivais: Arapuá Filmes
Produtoras Associadas: Pródigo Filmes, Sinny Comunicação
Companhia Produtora: Arruda Filmes

Gênero: Ficção / Duração: 20’ / Ano: 2024 / Classificação: Livre

Sinopse:
Em um dia qualquer, Preta falece enquanto regava o seu jardim no quintal. No outro canto da cidade sua neta se desloca ao seu encontro para tomar um café. Presente e passado se fundem na memória de ambas nos permitindo conhecer cada pedaço de história da matriarca que acabou de fazer sua passagem, abrindo caminho para quem ficou ressignificar e seguir mais forte no agora.

Onça

ONÇA

Roteiro e Direção: Keyci Martins
Produção Executiva: Amy Loren, Keyci Martins
Produção: Keylliane Martins, Tatiana Sousa, Kassia Martins
Direção de Produção: Gabi Miguel
Coordenação de Produção: Nat Maciel
Assistente de produção: Arielly Sousa, Ravana Sousa
Direção de Fotografia: Jessica Lauane
Imagens de Arquivo: Keyci Martins, Ariel Sousa, Família
Som Direto: Cahhi Silva
Montagem: Daniel Costa
Finalização: Ruído Filmes
Design: Jackeline Mendes

Gênero: Documentário / Duração: 19’ / Ano: 2024 / Classificação: 12 anos

Sinopse: “Onça” é um mergulho nas memórias afetivas da diretora e roteirista Keyci Martins, que revive os feriados de Páscoa no Povoado de sua familia. Sob a liderança de seus avós, a família se reúne em torno de tradições que preservam a cultura maranhense. Pela primeira vez desde o falecimento de sua avó, a família se reencontra, celebrando não apenas as tradições familiares e religiosas, mas também o valor das histórias locais e a riqueza de uma vida simples e autêntica no interior de Itapecuru-Mirim, Maranhão.

ORIXÁS CENTER

ORIXÁS CENTER

Direção geral, produção e direção de arte: Mayara Ferrão
Roteiro, texto e preparação de elenco: Mamba Mavamba
Direção musical, fotografia, montagem e edição: Filipe Mimoso
Figurino: Ah Teodoro
Assistente de produção e fotografia: Éli Moreira
Assistente de produção de arte: Allan da Silva
Elenco: Pedro Zaki, Sued Hosaná, Jamile Cazumbá,
Saulo Ilogoní, Ofakeran, Andréia Fábia Adowa, Ah Teodoro, Mayara Ferrão, Diego Alcantara, Lúcia Ferreira

Gênero: Videoarte / Duração: 13’ / Ano: 2021 / Classificação: 10 anos

Sinopse:
Produzido e filmado em Salvador – BA, o curta-metragem Orixás Center desdobra as narrativas dos arquétipos dos orixás, criando e resgatando vestígios da cosmologia yorubana através de referências estéticas, éticas, filosóficas e políticas.

Os_sonhos_guiam

OS SONHOS GUIAM

Direção: Natália Tupi
Roteiro e pesquisa: Natália Tupi e Renato Chagas
Produtor executivo: Fernando Beda
Diretor de produção: Fernando Beda
Produção: Mateus Wera
Direção de fotografia: Karen Izuno, Renato Chagas e Natália Tupi
Operação de Câmera: Karen Izuno, Renato Chagas e Natália Tupi
Direção de som e som direto: Alice de Souza
Edição de som: Fernando Beda
Montagem: Karen Izuno, Natália Tupi e Renato Chagas
Colorização: Karen Izuno, Natália Tupi e Renato Chagas
Imagens de arquivos: Anete Nascimento e Conrado Lessa
Agradecimentos especiais: Neide Lopes, Anete Nascimento e Giulio Nascimento.

Gênero: Documentário / Duração: 20’ / Ano: 2023 / Classificação: Livre

Sinopse:
Para o Povo Guarani Mbya, os sonhos são como se fossem portais para tudo aquilo que não vivemos no mundo físico… são como uma raiz de árvore que se conecta com a Terra. Eles nos permitem ver pessoas que não vemos mais nesse plano ou interagir com algo que se queria muito na vida”. Este filme retrata algumas das experiências espirituais e sensoriais do jovem líder indígena Mateus Wera, morador da Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo. Os sonhos compartilhados são a conexão entre ele e o irmão, Karaí Poty, e entrelaçam os caminhos da vida do cacique nas lutas atuais do seu povo.

OUTROS-NOMES-PRA-DIGNIDADE

OUTROS NOMES PRA DIGNIDADE

Pesquisa, roteiro e direção: Maré de Matos
Direção de produção: Bruna Anjos
Direção de fotografia: Alile Dara
Cenografia e figurino: Gabriela de Matos
Casting: Josyanne
1ª Assistente: Pamela Anastácio
2ª Assistente: Pedro Paquino
Som Direto: Caio Tupã
Assistente de som/microfonista: Grazi Kayapó
Chefe de Elétrica: Tatiane ursino
Montagem: Rodrigo Kassab
Correção de cor: Clandestino
Masterização e finalização de som: NOISEstudio
Elenco: Ágatha Mattos, Josyanne, Lucas andrade

Gênero: Documentário / Duração: 22’ / Ano: 2023 / Classificação: Livre

Maré de Matos propõe a três amigos uma viagem sem saber o motivo e uma semana sem falar sobre um incômodo em comum. Apesar da intimidade entre eles, desta vez, a conversa revelará mais do que se imagina.

parto, mas volto

PARTO, MAS VOLTO

Direção: Lui Foito

Gênero: Ficção / Duração: 5’ / Ano: 2024 / Classificação: 14 anos

Sinopse:
Como uma carta que fabula com as sensações do nascimento de uma vida, nas suas mais diversas formas, a água de rio se transforma em líquido amniótico que sonda o primeiro respiro. Dar a luz significa parir nós mesmos, como gestar e transmutar a si.

PEDAGOGIAS-DA-NAVALHA

PEDAGOGIAS DA NAVALHA

Roteiro/direção: Colle Christine, Alma Flora e Tiana Santos
Narração e poesia: Alma Flora
Assistente de Direção: Lorena Golarte
Casting e Preparação de elenco: Colle Christine, Alma Flora e Michele Pereira
Elenco: Lua Arruzzo, Maria Ombá Yîàrá e Katiaa Deusa
Diretora de Produção: Colle Christine.
Produção: TRAVAMOLOTOV
Produção executiva: Colle Christine, Alma Flora e Tiana Santos
Platô: Úrsula Maria
Direção de Arte: Alma Flora, Colle Christine e Larissa Oliveira
Assistente de direção de arte: Yasmim Guastini, Antônia Rodriguês e Michele Pereira
Cenografia: Beatriz Tomaz, Maria Clara
Figurino/adereços: Samara Mendes, Larissa Oliveira e Michele Pereira
Beleza: Samara Mendes
Direção de fotografia: Tiana Santos
Operadora de Câmera: Yasmim Guastini
1ª assistente de fotografia: Georgia Costa
2ª assistente de fotografia: Maiara Oliveira
GMA – Gerente de mídia audiovisual: Michele Pereira
Iluminação: Amanda Barroso e Mallu Oliveira
Maquinária: Amanda Barroso
Diretora de som/Microfonista: Juliana Cofe
Assistente de som: Ariane
Montagem: Beatriz Tomaz e Juliana Cofe
Edição: Beatriz Tomaz e Juliana Cofe
Continuísta Larissa Oliveira
Mixagem/Trilha: Juliana Cofe
Colorista: Mallu Oliveira e Úrsula Maria
Transcrição/Legendagem: Yasmim Guastini
Still: Mallu Oliveira, Caio Rodrigo e Rai do Vale
Consultoria religiosa: Sacerdotisa de Candomblé Angola-Kongo Kayalumuenu.

Gênero: Documentário / Duração: 15’ / Ano: 2023 / Classificação: 14 anos

Sinopse:
O curta metragem “Pedagogias Da Navalha” é um documentário de linguagem híbrida partindo do conceito “Oferenda fílmica” que é uma pesquisa realizada por Milena Manfredini e tem o seu roteiro assentado na poesia e na oralidade para realizar um ritual de ebó não linear para fortalecer a história ancestral da identidade e da entidade travesti removendo os seus estigmas, traumas e marginalizações. Um corte no tempo.

QUEM-É-ESSA-MULHER

QUEM É ESSA MULHER?

Direção: Mariana Jaspe
Roteiro: Mariana Jaspe, Muriel Alves com a colaboração de Ricardo Gomes e Flávia Vieira
Produção Executiva: Fernanda Bezerra e Mariana Jaspe
Assistente de Direção: Paula Almeida
Direção de Produção: Milena Pinheiro
Direção de Fotografia: Fernando Marron
Operação de Câmera: João Tatu, Wendel Assis e ngela Sugai
Assistente de Câmera: ngela Sugai
Gaffer: Jessica Montanha
Assistente de Elétrica: Candido Soares (Júnior)
Som Direto: Napoleão Cunha
Mixagem: Napoleão Cunha
Montagem: Ricardo Gomes
Logger: Lucas Leawry
Color Grading: Cora Post
Colorista: Leandro Lamezi
Supervisão de Cor: Lucas Bergamini
Realização: Maré Produções Culturais e Carne Filmes
Distribuição: Corpo Fechado
Elenco/Depoimentos: Mayara Priscilla de Jesus dos Santos, Marlene Santos, Iacy Maia, José Léo Lavigne, Karine Damasceno, Maria Lopes, Luan Alves, Eliana Pereira de Jesus, Maria Pereira de Jesus, Francisca de Araújo, Raimunda Pereira dos Santos
Pesquisa: Mayara Priscilla de Jesus Dos Santos

Gênero: Documentário / Duração: 71’ / Ano: 2024 / Classificação: Livre

Sinopse:
Separadas por um século, duas mulheres negras se encontram neste road movie pelas estradas da Bahia. Oriunda da periferia de Salvador, Mayara rememora os caminhos, surpreendentes a cada nova descoberta, que a levaram a desvendar Maria Odília Teixeira, neta de uma ex-escravizada que se tornou a primeira médica negra do Brasil.

RAMI-RAMI-KIRANI

RAMI RAMI KIRANI

Direção: Lira Mawapai HuniKui e Luciana Tira HuniKui
Idioma: Hatxa Kuin
Realização: Instituto Catitu
Narração: Lira Mawapai HuniKui
Edição: Fábio Costa Menezes
Tradução: Gilson Siâ HuniKu, Lira Mawapai HuniKui e Luciana Tira HuniKui
Produção: Gal Costa e Maria Adeilma Barros
Coordenação da oficina de formação audiovisual para mulheres: Mari Corrêa, Viviane Hermida e Sophia Pinheiro
Produção Executiva e Coordenação Geral: Mari Corrêa

Realizado durante a oficina de formação audiovisual e direitos das mulheres indígenas na Aldeia Mibãya, na Terra Indígena Praia do Carapanã, Acre.

Gênero: Documentário / Duração: 33’ / Ano: 2024 / Classificação: Livre

Sinopse: Até pouco tempo, as mulheres Huni Kuin não podiam consagrar e preparar o Nixi Pae (ayahuasca), apenas os homens conheciam o poder dessa medicina. Um filme sobre os aprendizados, as transformações e a força da ayahuasca através das mulheres Huni Kuin.

RUA DINORÁ

Direção e Roteiro: Natália Maia e Samuel brasileiro
Produção Executiva: Clara Bastos
Direção de Produção: Natasha Silva
Assistente de Produção: Nicole Castro
1ª Assistência de Direção: Michelline Helena
2ª Assistência de direção: Adri Duarte
Preparação de Elenco: Andréia Pires
Produção de Elenco: Ícaro Costa Paio
Direção de Fotografia: Jorge Silvestre e Luciana Rodrigues
Gaffer: Aline Rodrigues
Direção de arte e Figurino: Ingra Rabelo
Assistência de Arte e figurino: Gabriel Câmara
Caracterização e Maquiagem: Helen de Sá
Consultoria de figurino: Anna Carolina Outono
Direção de Som direto: Letícia Belo
Microfonista: Elena Meirelles
Montagem: Mariana Nunes Gomes
Trilha Sonora: João Victor Barroso
Correção de Cor: Pedro Dulci
Mixagem de som: Érico Paiva
Identidade Visual: Porão Ateliê Criativo
Pesquisa Fotográfica: Fernanda Luá
Logger: Larissa Estevam
Still: Jauh Ferreira
Motoristas: Arimatéia, João, Reginaldo D’avila, Ronélio Bulcão
Catering: Coalhô
DCP: Mistika Post
Acessibilidade: Conecta Acessibilidade

Elenco: Anna Leticya Gomes, Maria Eduarda Batista, Ágatha Ferreira, Ana Heloíza Ribeiro, Joana Pinheiro, Kelly Enne Saldanha, Jô Costa, Adna Oliveira, Nayana Santos, Angelina Pinheiro

Gênero: Ficção / Duração: 17’ / Ano: 2022 / Classificação: Livre

Sinopse:
Dinorá é uma menina de 10 anos, que luta karatê, e precisa vender rifas para custear uma viagem para um campeonato. Nesse trajeto, ela descobre a história da sua rua e do seu bairro.

TOM TOM DENTE DE LEÃO

Direção: Ariédhine Carvalho

Gênero: Ficção / Duração: 3’ / Ano: 2021 / Classificação: Livre

Sinopse:
“Tom-Tom Dente de Leão” é um encantador filme que explora a jornada de autodescoberta de uma menina negra chamada Tom-Tom. Ao se deparar com a pressão para se conformar aos padrões de beleza impostos pela sociedade, ela deseja ter cabelos lisos como os de sua boneca. Através de brincadeiras e aventuras lúdicas, Tom-Tom enfrenta suas frustrações e começa a questionar as normas que distorcem sua autoimagem. Ao longo de sua jornada, ela aprende a valorizar sua individualidade e a força que vem de ser autêntica. Com uma narrativa sensível, o filme aborda temas de racismo e representatividade, celebrando a beleza da diversidade e a importância do amor-próprio.